​Como escolher o estofado ideal para meu ambiente?

Inicio » Blog » ​Como escolher o estofado ideal para meu ambiente?
03 de outubro de 2018 /
Separamos algumas dicas para evitar vários problemas na escolha de um estofado para o seu ambiente. Seguindo algumas dessas dicas você irá conseguir compor um espaço aconchegante e evitar arrependimentos.

Um detalhe importante, o sofá deve ter a cara dos donos da casa e refletir o estilo de vida deles. Porém, outras questões também devem pesar na balança. “Observar tamanho, proporções, cores, tecidos, tipos de almofadas e densidade são essenciais para uma boa escolha.

Cuidado com o revestimento
A melhor opção para quem busca uma manutenção fácil é o de couro ecológico, muito indicado para sala de estar. Já na sala de TV e de home theater o tecido é mais indicado por ser aconchegante e oferecer praticidade com a impermeabilização, que facilita limpeza e dificulta absorção de líquidos.

Para casas com crianças e animais de estimação a dica é sofá escuro para disfarçar melhor possíveis sujeiras. Assim, a decoração do ambiente deve priorizar tons claros, evitando ar pesado e com aspecto de que o espaço é menor.


As cores
Os tons de bege estão sempre em destaque, e as tendências atuais são tonalidade de cinza e azul.

Já para os tons de cores fortes e bem mais chamativos, é recomendável que utilizar tons claros ou neutros no restante da decoração do ambiente para buscar uma harmonia com o conjunto.

Existem também opções de estofados estampados, que geram um ambiente mais moderno e extrovertido. Para compor o visual com esse tipo de estofado pode ser utilizado também muita madeira e itens de decoração com cores neutras.

Para quem busca um estofado branco, a melhor opção é o couro. Que é bem mais prático de se manter limpo. Vale também, no dia a dia, usar uma capa de tecido para protegê-lo.
Nas salas que contam com espaço para dois sofás de diferentes tamanhos, permitem combinar tonalidades de uma mesma cor. Lembrando que os tons de bege sempre estão em evidência. É mais econômico investir em detalhes coloridos do que em um sofá chamativo. Quando cansar do visual, basta comprar mantas e almofadas diferentes.

Tamanho ideal para cada ambiente
O tamanho da sala é o principal argumento para especificar o do sofá. Lembrando que a recomendação é que haja, no mínimo, 70 cm de espaço na circulação em volta do estofado. Em ambientes pequenos, a sugestão é apostar em pufes como mesa de centro e apenas uma peça de estofado com dois lugares.

Já em salas grandes, o estofado em "L" se encaixa muito bem, sem atrapalhar a circulação. As peças para apoio dos pés são recomendadas para sala de TV ou de home theater. Já os sofás cama, tendem a ser mais confortáveis do que bonitos, ficando restritos aos quartos de hóspedes.

Os estofados na medida correta para o espaço podem ser utilizados para dividir ambientes, usando recursos como aparador atrás deles por exemplo.

Formatos de estofados
O formatos podem variar entre o tradicional, de canto, redondo e com chaise. Existe uma opção indicada para cada tipo de ambiente.

A opção tradicional oferece dois a três lugares e dispõem as pessoas de lado a lado. Já a opção de estofado de canto, oferecer versões em L ou modulares, sendo excelente para quem deseja ter mais lugares e aproveitar os espaços.

Os redondos são as opções menos usadas, mas podem ser uma escolha interessante quando for elaborado uma composição mais ousada. A opção com chaise contam uma extensão de assentos, oferecendo muito mais conforto.

Estilos de estofados
Já os estilos irão variar de acordo com a personalidade dos moradores, com opções que podem variar entre o vintage, moderno, retrô e rústico.

Na opção vintage, encontramos um design que segue uma tendência antiga, de tecidos com brilho ou veludo, botões e uma superfície acolchoada.

Já no estilo moderno as linhas são mais retas ou curvas e as cores mais claras, com detalhes minimalistas e texturas diferenciadas.

O estilo retrô, são uma forte tendência, utilizando pés palitos em madeira com encosto mais baixo. Costumam ser bem menos confortáveis, pois prezam mais pela beleza.

Se a decoração da casa seguir uma tendência mais rústicas, então os estofados com base de madeira e texturas mais intensas se tornam modelos ideias.


Para cada personalidade e para cada estilo, existe uma opção ideal para encantar seus olhos e tornar o ambiente mais aconchegante. Venha até uma de nossas lojas conhecer todas essas opções, e conte com a ajuda de nossos consultores para escolher a melhor opção para você!
  • Pin It
TOP